
elaboração de um audiolivro como recurso didático para a educação financeira de alunos com baixa visão
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 14; Issue: 34 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2022v14n34p350-376
ISSN2175-6600
AutoresValéria Rosa Farto Lopes, Carlos César Garcia Freitas, Jáima Pinheiro de Oliveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo desse estudo foi criar um recurso didático, em formato de audiolivro, para o ensino da Educação Financeira direcionado a alunos com baixa visão, de modo que atendesse suas demandas e especificidades. Essa produção partiu de uma narrativa fictícia do universo infantil e fez uso de diferentes elementos de sonoplastia. Participaram da pesquisa cinco estudantes, regularmente matriculados em turmas do terceiro ao sétimo anos da rede pública de ensino do estado de São Paulo e que também frequentavam, no contraturno, uma sala de recursos multifuncionais. A criação e a utilização deste recurso didático geraram diferentes possibilidades de leitura, interpretação e apropriação dos conteúdos pelos leitores, tanto para aqueles com deficiência visual, como para os que não possuíam alteração visual.
Referência(s)