Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

elaboração de um audiolivro como recurso didático para a educação financeira de alunos com baixa visão

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 14; Issue: 34 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2022v14n34p350-376

ISSN

2175-6600

Autores

Valéria Rosa Farto Lopes, Carlos César Garcia Freitas, Jáima Pinheiro de Oliveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O objetivo desse estudo foi criar um recurso didático, em formato de audiolivro, para o ensino da Educação Financeira direcionado a alunos com baixa visão, de modo que atendesse suas demandas e especificidades. Essa produção partiu de uma narrativa fictícia do universo infantil e fez uso de diferentes elementos de sonoplastia. Participaram da pesquisa cinco estudantes, regularmente matriculados em turmas do terceiro ao sétimo anos da rede pública de ensino do estado de São Paulo e que também frequentavam, no contraturno, uma sala de recursos multifuncionais. A criação e a utilização deste recurso didático geraram diferentes possibilidades de leitura, interpretação e apropriação dos conteúdos pelos leitores, tanto para aqueles com deficiência visual, como para os que não possuíam alteração visual.

Referência(s)
Altmetric
PlumX