Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n3-207
ISSN2525-8761
AutoresDébora Vitória Alves Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino Ferreira, Isabela Paula Nunes, Fabiano Duarte Carvalho, Tália Santana Machado de Assis,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa de Iniciação Científica Júnior para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Contagem. Todos os estudantes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a assinatura tiveram acesso ao Questionário de investigação. No total, 45 estudantes foram convidados a participar do presente estudo, sendo que 21 aceitaram o convite. Esses estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior entre os anos de 2013 e 2021, sendo 62% deles do sexo feminino e desenvolvendo seus projetos em média por 10 meses (Variação: 9 a 24 meses). Todos os participantes relataram que o Programa lhes proporcionou conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa; 86% afirmaram que o Programa estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e 76% destacaram que o Programa despertou o interesse por pesquisa científica. Os resultados do presente estudo demonstraram o impacto positivo do Programa de Iniciação Científica Júnior para estudantes de uma escola técnica federal. Nesse sentido, recomendamos que os Programas de Iniciação Científica Júnior sejam ampliados e que mais bolsas sejam alocadas para esses programas.
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