Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n3-207

ISSN

2525-8761

Autores

Débora Vitória Alves Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino Ferreira, Isabela Paula Nunes, Fabiano Duarte Carvalho, Tália Santana Machado de Assis,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa de Iniciação Científica Júnior para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Contagem. Todos os estudantes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a assinatura tiveram acesso ao Questionário de investigação. No total, 45 estudantes foram convidados a participar do presente estudo, sendo que 21 aceitaram o convite. Esses estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior entre os anos de 2013 e 2021, sendo 62% deles do sexo feminino e desenvolvendo seus projetos em média por 10 meses (Variação: 9 a 24 meses). Todos os participantes relataram que o Programa lhes proporcionou conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa; 86% afirmaram que o Programa estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e 76% destacaram que o Programa despertou o interesse por pesquisa científica. Os resultados do presente estudo demonstraram o impacto positivo do Programa de Iniciação Científica Júnior para estudantes de uma escola técnica federal. Nesse sentido, recomendamos que os Programas de Iniciação Científica Júnior sejam ampliados e que mais bolsas sejam alocadas para esses programas.

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