O PIBID na formação inicial docente: como superar a distância física da sala de aula e manter a essência do Programa / PIBID in initial teacher training: how to overcome the physical distance from the classroom and keep the essence of the Program
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n3-266
ISSN2525-8761
AutoresFranciele Ramos Martins, Iury Praxedes Hillmann Dos Santos, João Alberto Souza Da Silva, Kevin Sbalchiero Rodrigues, Maria Anália Vieira Azevêdo, Mell Nathalliê Vieira Da Silva, Rafaela Braga De Ataide, Victoria Giuliana Fonseca Quinzen Kopp, Carla Mörschbächer, Diego das Neves De Souza, Rosane Pedron Carneiro,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste trabalho, apresentamos as experiências mais marcantes vivenciadas por um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense, Campus de Camboriú, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o qual antecipa o vínculo entre os acadêmicos e a prática docente. Os objetivos específicos das atividades realizadas foram desenvolver e aprimorar a leitura, a escrita e a oratória de todos os envolvidos, bem como se apropriar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As experiências foram desenvolvidas no período 10/2020 a 07/2021, mediante encontros remotos, não sendo possível desenvolver ações nos diferentes espaços físicos escolares ou outros espaços formativos. Mesmo assim, com toda a comunidade escolar “confinada” no ambiente virtual, por conta da COVID-19, tivemos um ganho substancial a partir dos obstáculos enfrentados. Realizamos diferentes procedimentos metodológicos: rodada de leitura e discussão de artigos; reuniões do Núcleo Local do Pibid e com o Subprojeto Interdisciplinar; acompanhamento de aulas síncronas, aulas remotas e atividades propostas no Google Classroom; observação, acompanhamento e discussão de Experimentos do Estágio Supervisionado Obrigatório, apresentado por concluintes do curso; leitura da BNCC seguida do desenvolvimento de trabalhos sobre o documento, especificamente da Matemática, e posterior socialização e discussão com colegas da Física e Matemática do Campus de Rio do Sul. Produção de “memórias das reuniões”. Como resultados, observamos que o contato com artigos e bibliografias de autores tradicionais ou contemporâneos, estudos dirigidos à formação de professores que ensinam Matemática, participação em eventos online etc. possibilitaram, além do contato com quem leciona, o aperfeiçoamento de habilidades como escrita, oratória, expressão, desinibição e desenvoltura. A experiência foi tão promissora que resultou na criação de uma oficina de Probabilidade e Estatística com interdisciplinaridade, para anos iniciais do Ensino Fundamental, ministrada para turma da Residência Pedagógica do curso de Pedagogia do campus de Camboriú, desmistificando a Matemática e proporcionando uma aproximação entre as licenciaturas de Pedagogia e de Matemática. O acompanhamento de aulas e atividades permitiu-nos perceber e observar as distintas “didáticas” e como cada Professor, utilizando recursos tecnológicos, como mesa digital, software Geogebra, aulas gravadas, etc., busca ganhar a atenção de seus alunos. A observação e o acompanhamento da apresentação dos Experimentos do Estágio Supervisionado Obrigatório, além da socialização desses estágios, foram momentos únicos de aprendizagem sem precedentes. A adoção de “memórias” das reuniões no lugar de atas foi positivamente avaliada. Nas descrições e narrativas de livre escolha, cada Pibidiano trouxe relatos com enorme riqueza de detalhes. Enfim, os conhecimentos são construídos conforme nos adaptamos aos desafios impostos e, à vista da pandemia vivenciada, adequamo-nos da melhor maneira possível. No ensino remoto emergencial, a inovação, a criatividade, a inventividade, a articulação entre a teoria e a prática contribuem para o desenvolvimento da autonomia de alunos de Iniciação à Docência.
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