Aprendizagem e inclusão de alunos em espaços não-formais: uma abordagem da pedagogia Waldorf no ensino de ciências / Learning and inclusion of students in non-formal spaces: a Waldorf pedagogy approach in science education

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n3-032

ISSN

2525-8761

Autores

Jonise Marques De Oliveira, Thiago Do Nascimento,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo busca analisar as possíveis contribuições dos espaços não-formais como um recurso educacional e de inclusão no ensino de Ciências na abordagem da Pedagogia Waldorf. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professora Hermelinda de Figueiredo, município de Cuiabá - MT, com 28 alunos do 8º ano, sendo quatro estudantes com síndrome de Down. Os procedimentos metodológicos foram embasados na perspectiva de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Para esta pesquisa foram utilizados um importante recurso para o ensino e a aprendizagem, o espaço não-formal. Por isso, o ambiente onde se deu a prática foi o Parque Zé Bolo Flô, localizado no entorno da escola. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada e observação direta. A Pedagogia Waldorf criada por Rudolf Steiner, na Alemanha, está presente no mundo todo. Fundamentada na antroposofia, a importância desta prática pedagógica é significativa para os alunos em toda sua totalidade, isto é, físico, cognitivo, emocional e espiritual. Verificou-se com este estudo que o uso de espaços não-formais pelos alunos com síndrome de Down representam um importante recurso, pois o aluno é favorecido por um contato direto com elementos que não estão presentes na sala de aula o que facilita a aprendizagem e quando essas práticas são bem planejadas pelos professores, a aula torna-se dinâmica, cooperativa e interativa. Os professores conseguiram avaliar suas práticas, buscando para o ensino de Ciências outra perspectiva, o da Pedagogia Waldorf, que contribui para a educação em uma perspectiva humanizadora, tendo como princípio, auxiliar a formação de seres humanos. Os alunos apresentaram bastante motivados e participativos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX