
CTS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26571/reamec.v10i1.13167
ISSN2318-6674
AutoresMorgana Welke, Sinara München,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo teve como foco analisar, em teses e dissertações brasileiras, as contribuições dos processos de formação continuada (FC) de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), que se balizam na perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS). A pesquisa parte de um levantamento bibliográfico, com abordagem metodológica qualitativa, e utiliza a análise de conteúdo para categorizar as contribuições dos processos de FC para os participantes dos mesmos. Os resultados da pesquisa compõem três categorias: 1) Evolução das concepções sobre educação CTS; 2) Integração e coletividade e 3) Reflexão sobre a própria prática. Conclui-se que os processos de FC de professores de CNT, balizados no enfoque CTS, são fundamentais para impulsionar reflexões sobre as práticas docentes, por meio da compreensão dos pressupostos da educação CTS em ambientes formativos compartilhados, bem como, ressalta-se a carência de mais programas de FC que venham alicerçar-se nesses moldes.
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