
AS RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E A PROCRASTINAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO PIAUÍ
2022; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22561/cvr.v33i1.6441
ISSN2317-6806
AutoresLuzilene De Sousa Silva, Juliana Reis Bernardes, João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Salvina Lopes Lima Veras, Maurício Mendes Boavista de Castro,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNa presente pesquisa, investigou-se a relação entre o comportamento procrastinador e o desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis e Administração de Instituições de Ensino Superior (IES) do Piauí. A uma amostra composta por 771 discentes, provenientes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, foi aplicado o instrumento General Procrastination Scale (GPS) proposto por Lay (1986), adaptado ao contexto brasileiro por Ribeiro et al. (2014). Como técnica de análise dos dados, foi utilizada a Modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PartialLeastSquaresStructuralEquationModeling – PLS-SEM). Os resultados indicam que, independentemente do efeito das variáveis, curso, ensino, gênero, idade e período, a Procrastinação influencia negativamente o desempenho acadêmico discente. Em termos de relevância científica, o estudo contribui ao reportar evidências empíricas da estrutura bidimensional do construto procrastinação, conforme GPS, além de isolar o efeito sistemático das variáveis de controle Curso, Ensino, Gênero, Idade e Período.
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