Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reverberações do patrimônio cultural

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.48075/rt.v16i1.28196

ISSN

1982-5935

Autores

Urbano Lemos, Vicente Gosciola,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Em 2009, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), determinou que o Toque dos Sinos e o Ofício de Sineiros são considerados Patrimônios Culturais do Brasil. O processo de salvaguarda teve como referência nove cidades de Minas Gerais e mostra a importância das práticas e dos saberes a eles inerentes. Nesse contexto, este artigo investiga sobre como o sino e o sineiro são retratados em produções artísticas. O estudo analisa as manifestações performáticas a partir das três funções que os sinos desempenham: percussão, religiosidade e sinalização (BARBOSA, 2016). Para tanto, o objeto do estudo são dez produções artísticas distribuídas entre literatura, cinema e música. A metodologia compreende a análise das produções a partir das funções e da representatividade do bem cultural (CARSALADE, 2016). Deste modo, o objetivo da pesquisa é mostrar as representações do sino em diferentes produções artísticas. O estudo ampara-se em Choay (2000) e Rajewsky (2012), a fim de entender as reverberações entre patrimônio cultural e as representações midiáticas. Ao final, concluímos que a linguagem presente no toque dos sinos, assim como a atuação de sineiro, inspirou muitas produções artísticas e, em algumas, há múltiplas relações com a ideia de patrimônio cultural, favorecendo as representações midiáticas que se mostram como uma possibilidade eficaz para as reverberações de bens de natureza imaterial.

Referência(s)