SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EVASÃO E DO ABANDONO ESCOLAR ENTRE JOVENS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL
2022; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v3i5.1374
ISSN2675-6218
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a identificação, análise e compreensão dos sentidos e significados atribuídos para a evasão/abandono escolar por jovens que frequentavam a educação técnica e profissional em uma escola técnica estadual de São Paulo. Metodologicamente, a pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, em forma de estudo de caso e baseada na realização de entrevistas semiestruturadas com dois jovens que abandonaram e/ou evadiram dos cursos técnicos de uma das unidades vinculadas ao Centro Paula Souza. A pesquisa concluiu que, para os jovens entrevistados, são fatores explicativos do processo de abandono escolar: as configurações e condições de vida de suas famílias; e as percepções das pessoas da família sobre a escolarização; a experiência escolar pregressa e os aspectos relativos à organização do tempo, dos espaços e do currículo escolar.
Referência(s)