
Dos clássicos da literatura às redes sociais com a produção de minicontos no Ensino Médio
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.48075/rt.v16i1.28198
ISSN1982-5935
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoA leitura e a produção de miniconto são raramente abordadas em aulas de Língua Portuguesa e em livros didáticos. Por isso, o objetivo desta pesquisa-ação foi desenvolver e avaliar um projeto de leitura, de produção de minicontos a partir do diálogo com clássicos da literatura e de divulgação por meio de redes sociais, com 130 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de São Paulo. A pesquisa fundamentou-se na concepção bakhtiniana de linguagem; nos conceitos de multiletramentos e letramento literário; em estudos sobre o miniconto; na concepção sociocognitiva de leitura e de produção escrita. Metodologicamente, desenvolveu-se como pesquisa-ação entre os meses de maio a setembro de 2019. Resultou na produção de 360 minicontos. Espera-se que o relato desta pesquisa contribua para outros docentes que buscam práticas motivadoras de leitura dos clássicos e de produção escrita.
Referência(s)