Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aptidão, conhecimento e atitude de profissionais da educação infantil sobre primeiros socorros

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 12; Linguagem: Português

10.5902/2179769266542

ISSN

2179-7692

Autores

Karine Bianco da Cruz, André Gustavo de Lima Godas, Rayssa Gonçalves Galvão, Thaís Cavichio David, Bruna Moretti Luchesi, Tatiana Carvalho Reis Martins,

Tópico(s)

Nursing Diagnosis and Documentation

Resumo

Objetivo: analisar a aptidão, o conhecimento e a atitude de profissionais da educação infantil que participaram ou não de capacitação em primeiros socorros. Método: estudo transversal, desenvolvido com 132 profissionais da educação infantil do município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil, por meio de questionário no Google Forms. Aplicaram-se os testes qui-quadrado ou Exato de Fisher. Resultados: dos 132 profissionais, 67 relataram não ter participado anteriormente de capacitação em primeiros socorros. A maioria sente-se apta a prestar atendimento nas situações de febre, ferimentos e sangramentos. Aqueles que já participaram de capacitação acertaram mais respostas referentes ao conhecimento dos conceitos de febre, convulsão, desmaio, trauma, parada cardiorrespiratória e acidente por animal peçonhento; e referente às atitudes para convulsão, desmaio, engasgo, queda/trauma e parada cardiorrespiratória. Conclusão: ter participado de capacitação proporcionou aos profissionais maior conhecimento e assertividade referente à atitude a ser tomada nas situações de emergência.

Referência(s)