
clínica ampliada e a formação médica
2022; Volume: 17; Issue: 44 Linguagem: Português
10.5712/rbmfc17(44)2840
ISSN2179-7994
AutoresMaria das Graças Monte Melo Taveira, Divanise Suruagy Correia, Maria Stella Jakeline Alves de Farias, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Carlos Dornels Freire de Souza,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoIntrodução: A Clínica Ampliada busca a integração e a construção de vínculos entre profissionais e usuários do sistema de saúde, expandindo os recursos de intervenção sobre o processo saúde-doença. Objetivo: Este estudo objetivou analisar o conhecimento sobre Clínica Ampliada entre estudantes do internato de um curso de Medicina no Nordeste brasileiro. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em 2017, que envolveu 25 acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Os dados foram coletados por meio de um questionário sobre o tema estudado e analisados pelo programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Resultados: Foram observadas cinco classes de conhecimento sobre Clínica Ampliada: “aplicação”, “conhecimento”, “espaço de uso no internato”, “vivência” e “desafios da formação”. Os estudantes conhecem-na, e a formação médica por eles vivenciada apoia-se na perspectiva do cuidado ampliado, principalmente na atenção básica. Nos demais níveis de atenção ela é pouco trabalhada. Conclusões: Conclui-se que, embora avanços sejam notados no percurso formativo do curso em questão, ainda persiste a necessidade de melhor articulação no que se refere à aplicação da Clínica Ampliada em todos os níveis de atenção.
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