
A organização da pré-escola brasileira
2022; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português
10.21723/riaee.v17i1.15392
ISSN2446-8606
Autores Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoEste artigo tem como objetivo debater e fazer um histórico do ensino pré-escolar brasileiro partindo de uma discussão feita pelos dirigentes do ensino privado no XXII Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPE). Para isso focalizamos a conferência “Política, Estrutura e Organização da Pré-escola”, proferida por Fernando Caramuru Bastos Fraga, sendo essa uma das temáticas de destaque desse evento. Esses congressos dos dirigentes de estabelecimento particulares aconteciam desde o ano de 1944, e foram utilizados como forma de articular estratégias para o setor privado na educação a fim de criar consenso em torno de reformas educacionais e da própria conduta dessas instituições frente aos problemas da sociedade brasileira. A composição dos sujeitos desses eventos era heterogênea, desde empresários até membros de grupos religiosos, que com a nova Constituição Brasileira de 1988 buscavam outros espaços de atuação. Nos pautando em Gramsci, Bobbio e Thompson, entendemos os sujeitos presentes nesse processo como intelectuais que atuavam em busca de sua hegemonia na sociedade.
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