
Tensões e direções das internacionalizações no Brasil: Entre competição e solidariedade
2022; Arizona State University; Volume: 30; Linguagem: Português
10.14507/epaa.30.6823
ISSN1068-2341
AutoresKyria Rebeca Finardi, Ana Rachel Mendes, Kléber Aparecido da Silva,
Tópico(s)Higher Education Governance and Development
ResumoO artigo discute algumas questões relacionadas às tensões percebidas entre as forças/tendências de competição e solidariedade na internacionalização do ensino superior no Brasil. Para tanto, o artigo revisa dois dos maiores programas brasileiros de mobilidade acadêmica internacional como evidências de políticas de internacionalização do ensino superior: o programa de mobilidade acadêmica para o exterior - Ciências sem Fronteiras (CsF) - e o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) - de mobilidade acadêmica para o Brasil. Esses dois programas são analisados em relação às pistas e/ou evidências das vertentes competitiva (no caso do CsF) e solidária (no caso do PEC-G). De maneira geral o estudo conclui que a balança da internacionalização no Brasil ainda está pendendo mais para a competição do que para a solidariedade.
Referência(s)