Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Letramentos Acadêmicos no Ensino Superior Público Paranaense

2022; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; Volume: 53; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18309/ranpoll.v53i1.1680

ISSN

1982-7830

Autores

Bruno Silva Sanches, Vera Lúcia Lopes Cristóvão,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Os estudos em letramentos acadêmicos surgem da necessidade de ampliar e/ou investigar as oportunidades de engajamento e agência dos alunos na academia. A universidade é um ambiente educacional, que exige que os alunos lidem com uma gama diversificada de situações sociais envolvendo gêneros como artigos de pesquisa, projetos de leitura, apresentações orais, entre outros, e seus papéis sociais implicados. Com base no modelo de letramentos acadêmicos de Lea e Street (1998), analisamos as perspectivas de ações que uma universidade pública do estado do Paraná tem (ou não) proporcionado para facilitar o desenvolvimento e a inclusão de seus alunos na produção e compreensão de gêneros acadêmicos, com foco nas oportunidades de interação com textos em português (língua materna), inglês, espanhol e/ou francês. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário online e um grupo focal com alunos do 4º ano do curso de Formação de Professores de Língua Inglesa. Os resultados mostram deficiências consideráveis ​​e necessidades de melhoria, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do letramento acadêmico em idiomas adicionais e a necessidade de mais oportunidades para suprir as demandas apresentadas neste estudo a partir dos dados analisados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX