Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Comportamento do consumidor de alimentos orgânicos baseado nas relações entre atributos-consequências-valores

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i6.29173

ISSN

2525-3409

Autores

Alessandro Silva de Oliveira, Matheus Alberto Rodrigues Silva, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Richardson Coimbra Borges, Francisco de Assis da Silva Medeiros, Lucas Oliveira Nacif,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

O mercado mundial de alimentos orgânicos vem crescendo, consideravelmente, ano a ano. No Brasil a produção de alimentos orgânicos, livres de agroquímicos, cresce a uma taxa de 20% ao ano. Dessa forma, entender como os consumidores percebem os Atributos, Consequências (benefícios) e Valores (A-C-V) em relação a esses alimentos é crucial para um melhor posicionamento dos empreendimentos quanto ao mercado que atuam. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de estudar o comportamento dos consumidores de alimentos orgânicos baseado nas relações entre os Atributos-Consequências-Valores (A-C-V) e os Estágios do Processo de Compra (EPC). Para isso, foi realizado uma análise aprofundada do conteúdo depoimentos de consumidores de alimentos orgânicos e de trabalhos científicos para identificar alguns dos principais aspectos que refletem os A-C-V do consumidor de alimentos orgânicos. Por fim, foi proposto um framework que objetiva ilustrar e contextualizar os principais elementos temáticos dessa pesquisa (A-C-V) e suas relações com os Estágios do Processo de Compra (EPC). Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Os resultados da pesquisa possibilitou verificar que a tríade A-C-V, de certa forma, influencia o consumidor de alimentos orgânicos, mais especificamente quanto a sua intenção de comprar, a efetivação da compra e a disposição de realizar compras futuras. Também foi possível sintetizar vários aspectos inerentes ao alimentos orgânicos e organizá-los em um framework . O framework possibilitou constatar interações entre as variáveis, deixando mais claro as diversas formas que os A-C-V podem afetar os EPC dos consumidores de alimentos orgânicos.

Referência(s)