
A temática “produção de sal” nos livros didáticos de Química do PNLD 2018 utilizados no campus Macau do IFRN: análise de conteúdo
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 6; Linguagem: Português
10.29215/pecen.v6i0.1862
ISSN2526-8236
AutoresLuciana Arruda Pereira, Alian Paiva de Arruda do Nascimento, Jarley Fagner Silva do Nascimento,
Tópico(s)Science and Education Research
Resumo<span id="docs-internal-guid-3f7728ee-7fff-162a-a712-c99c7bc93a5b"><span>O livro didático é instrumento essencial dentro do âmbito escolar, sendo a principal referência para que o professor ou professora realize a preparação do que vai ser ensinado, e subsequentemente aprendido pelos estudantes. Neste trabalho, foi realizado uma análise de conteúdo sob a ótica da BNCC, de duas coleções de livros didáticos do PNLD, tendo como referência a temática “produção de sal marinho”. Essa temática foi escolhida, porque o município de Macau, cidade onde os estudantes estão inseridos, é o maior produtor de sal do país. Constatou-se a partir dos critérios analisados sob a ótica da BNCC, que um tema relevante como a produção de sal marinho não foi abordado de forma significativa, mostrando que o livro didático é feito para um estudante genérico, e que o papel do professor é fundamental para escolher o que deve ser ensinado, valorizando os saberes locais e regionais. </span></span>
Referência(s)