Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pitágoras e o seu teorema: algumas considerações acerca do ensino e demonstrações

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i6.29186

ISSN

2525-3409

Autores

Francisco Erilson Freire de Oliveira, Erikson da Silva Braz, Paulo Henrique de Araujo Pereira, Jarles Oliveira Silva Nolêto,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A disciplina de Matemática apresenta dificuldades em seu processo de ensino-aprendizagem, principalmente no tocante à geometria. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo discutir as razões pelas quais a geometria é considerada uma disciplina difícil de aprender; provocar reflexões acerca da utilização da história da geometria no processo de ensino e aprendizagem desta área; e subsidiar o trabalho docente em relação ao conteúdo Teorema de Pitágoras. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e configura-se como levantamento bibliográfico, onde se utilizou estudos de Eves (1992), Boyer (2012) entre outros, assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Em síntese, se nota que a forma como é abordada a geometria em sala de aula é uma das causas do porquê esse é um conteúdo difícil de aprender. Acreditamos que o uso da história como metodologia de ensino favorece a introdução do conteúdo de geometria, pois assim o educando percebe que o conteúdo deriva da construção humana.

Referência(s)
Altmetric
PlumX