
Pitágoras e o seu teorema: algumas considerações acerca do ensino e demonstrações
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 6 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i6.29186
ISSN2525-3409
AutoresFrancisco Erilson Freire de Oliveira, Erikson da Silva Braz, Paulo Henrique de Araujo Pereira, Jarles Oliveira Silva Nolêto,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA disciplina de Matemática apresenta dificuldades em seu processo de ensino-aprendizagem, principalmente no tocante à geometria. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo discutir as razões pelas quais a geometria é considerada uma disciplina difícil de aprender; provocar reflexões acerca da utilização da história da geometria no processo de ensino e aprendizagem desta área; e subsidiar o trabalho docente em relação ao conteúdo Teorema de Pitágoras. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e configura-se como levantamento bibliográfico, onde se utilizou estudos de Eves (1992), Boyer (2012) entre outros, assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Em síntese, se nota que a forma como é abordada a geometria em sala de aula é uma das causas do porquê esse é um conteúdo difícil de aprender. Acreditamos que o uso da história como metodologia de ensino favorece a introdução do conteúdo de geometria, pois assim o educando percebe que o conteúdo deriva da construção humana.
Referência(s)