Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Que mulher é essa? A representação da mulher nos livros didáticos de ciências e biologia

2022; Volume: 6; Linguagem: Português

10.15536/reducarmais.6.2022.2733

ISSN

2237-9185

Autores

Juliana Vieira de Souza, Marcelo Alberto Elias,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

No decorrer da história da ciência notamos a ausência de mulheres como protagonistas de feitos científicos. O objetivo da presente pesquisa é investigar a forma como a mulher é representada nos livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental II e de biologia do Ensino Médio. Os livros de ciências e biologia selecionados para análise foram os escolhidos no último Programa Nacional do livro Didático (PNLD), pelos professores do município de Ivaté, região noroeste do Paraná. Após a escolha dos livros, foi feita uma leitura por esgotamento, identificando as diferentes representações femininas. As representações foram selecionadas e analisadas quanto ao seu conteúdo e contexto histórico crítico. Os resultados obtidos nesse levantamento sugerem uma necessidade de reflexão acerca de novas possibilidades pedagógicas para a consolidação da visão baseada na igualdade de gêneros e fortalecimento da figura feminina na história da ciência.

Referência(s)
Altmetric
PlumX