Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso do python na construção de simuladores computacionais: proposições e potencialidades para o ensino de Física

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2022.e82206

ISSN

2175-7941

Autores

Clebson Cruz, Lucas Queiroz Galvão, Suiane Da Ewerling da Rosa, Wanisson Silva Santana,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação tem se mostrado uma alternativa de extrema importância e relevância para o ensino de Física, em especial no contexto atualmente vivido, marcado pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), e que implicou na adaptação de tarefas de diferentes naturezas, como na educação. Nesse sentido, este trabalho tem como intuito discutir o potencial das simulações computacionais, especificamente em python e vpython, como recursos de desenvolvimento de simuladores relacionadas a fenômenos da natureza abordados no estudo da mecânica. Para tanto, é apresentada, inicialmente, discussões acerca do tema em questão e, em seguida, a lógica de construção desses simuladores, assim como exemplos propositivos para um laboratório virtual de mecânica com o python e vpython de modo a salientar as suas múltiplas possibilidades de produção e utilização. Este trabalho busca inserir os/as professores/as e estudantes no atual contexto da programação a partir do desenvolvimento dos seus próprios simuladores, apresentando o python e vpython como ferramentas potencializadoras para o processo de ensino-aprendizagem da Física em diferentes níveis de ensino.

Referência(s)