Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A aula crítico-superadora na Educação Física: fundamentos e princípios da lógica dialética

2022; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 44; Linguagem: Português

10.1590/rbce.44.e011821

ISSN

2179-3255

Autores

Ana Rita Lorenzini, Marcelo Soares Tavares de Melo, Marcílio Souza Júnior,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

RESUMO O objetivo deste trabalho foi explicar a abordagem da aula crítico-superadora no componente curricular Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos curriculares referenciados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, nos quais a aula é a unidade fundante do tempo-espaço pedagógico, sendo ampliada na forma de seminários, oficinas, festivais, etc., e qualificada com o método pedagógico. É possível concluir que a aula crítico-superadora é operacionalizada por fundamentos lógicos e históricos subjacentes ao aporte da teoria do conhecimento dialético-materialista-histórico e da Educação Física Crítico-Superadora.

Referência(s)