Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Inclusão de estudantes cegos na Pós-Graduação: relato da experiência vivenciada no mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

2021; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 21 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2021.11923

ISSN

2447-1801

Autores

Inge Renate Fröse Suhr,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Embora direito legal, a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional ainda se reveste de desafios. Com base no relato das vivências de professores e estudantes no decorrer de dois anos, este texto objetiva relatar e problematizar os avanços alcançados na inclusão de estudantes cegas na pós-graduação stricto sensu. Apoiados em observação, conversas e vivências que foram sistematizadas em ordem temporal de acontecimentos, é possível concluir que embora as instituições ainda não estejam preparadas para receber estudantes com deficiência, há possibilidades de avanço nesse sentido, seja no que se refere à acessibilidade arquitetônica quanto pedagógica. Merecem destaque as várias ações e processos que foram impulsionados na instituição por meio da presença das estudantes cegas e seus cães-guia.

Referência(s)