
Uma revolução necessária: Pela presença efetiva do Teatro do Oprimido nas Licenciaturas em Teatro
2022; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 43 Linguagem: Português
10.5965/1414573101432022e0201
ISSN2358-6958
AutoresAdilson Ledubino, Waldimir Rodrigues Viana, Márcia Strazzacappa,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo cartografa a presença ou ausência do Teatro do Oprimido nas licenciaturas em Teatro de universidades públicas da região Sudeste do Brasil, lançando mão da análise dos Projetos Político Pedagógicos e da súmula curricular de tais instituições, além de entrevistas semiestruturadas com artistas-docentes-pesquisadores estudiosos do tema. A partir deste estudo, evidenciam-se os impactos e as contribuições que o método criado por Augusto Boal pode oferecer à formação de professores de teatro, assim como à Educação Básica. Por fim, propõe-se o desenho curricular de uma disciplina centralmente dedicada ao Teatro do Oprimido como uma revolução possível e necessária.
Referência(s)