Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ELEMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA EM UMA PROPOSTA SOBRE FÍSICA DE PARTÍCULAS BASEADA NO MÉTODO DBR-TLS

2022; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7867/1982-4866.2022v28n1p71-91

ISSN

1982-4866

Autores

Sebastião Rodrigues-Moura, Alexandre Guimarâes Rodrigues, Licurgo Peixoto de Brito,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados da produção e aplicação de uma sequência didática, observando-se os elementos da Alfabetização Científica e Técnica (ACT). Com foco no conteúdo de física de partículas e no contexto histórico da criação da World Wide Web, aportamo-nos aos fundamentos da Design-Based Research e da Teaching-Learning Sequence (DBR-TLS). A experiência foi aplicada em uma escola pública do estado do Pará, Brasil, durante a qual foram registradas ocorrências relevantes em um diário de docência e os estudantes produziram webfólios sob a orientação pedagógica do professor; dois instrumentos que compuseram o material empírico analisado à luz da referência ACT e com as diretrizes de Análise Textual Discursiva (ATD). Com foco qualitativo, foram identificados cinco eixos analíticos, cuja análise da produção dos alunos pode revelar elementos técnicos e científicos, históricos, epistemológicos, midiáticos, científico-tecnológicos, sociais, financeiros, tecnológicos, econômicos, sócio-políticos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX