Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONTRIBUIÇÕES DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL REALIZADA NA AUSTRÁLIA PARA A FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA NO BRASIL

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 36; Linguagem: Português

10.18471/rbe.v36.44897

ISSN

2178-8650

Autores

Ariane Sabina Stieven, Jane Kelly Oliveira Friestino, Jeane Barros de Souza, Graciela Soares Fonsêca, Cláudio Claudino Silva Filho, Eleine Maestri,

Tópico(s)

Global Health and Surgery

Resumo

Objetivo: identificar as contribuições da mobilidade acadêmica internacional, realizada na Austrália, para a formação da enfermeira no Brasil. Método: estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado com oito ex-intercambistas do Programa Ciência sem Fronteiras. A análise foi feita pela proposta do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: a experiência ofereceu às (ex)intercambistas uma gama de oportunidades e de trocas de experiências para a formação em enfermagem. Foi apontada a rica experiência em cursar disciplinas na Austrália, comparando a metodologia Problem Based Learning com a metodologia tradicional vivenciada no Brasil e destacando seus efeitos positivos. O intercâmbio proporcionou desenvolvimento de habilidades técnico-científicas e interpessoais, vivências de sistemas comparados de saúde, além de aperfeiçoamento das competências linguísticas e de construção de compromisso ético-político-social e perspectivas profissionais futuras. Considerações finais: a mobilidade acadêmica internacional contribuiu positivamente na formação das enfermeiras brasileiras, com evidência de desenvolvimento pessoal e profissional.Descritores: Intercâmbio Educacional Internacional. Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Educação Superior. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

Referência(s)
Altmetric
PlumX