Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Letramento de estudantes da educação básica na era das mídias digitais

2021; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.29276/redapeci.2021.21.315802.29-37

ISSN

2176-171X

Autores

Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas, Josué Antunes de Macêdo, Edson Crisóstomo,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Este trabalho descreve as atividades realizadas em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo identificar as contribuições das mídias impressas e das tecnologias digitais no processo de letramento dos alunos de uma escola pública de Montes Claros (MG). A base do projeto de intervenção foi a prática do letramento que teve como metodologia o estudo dos gêneros textuais através de jogos eletrônicos, sites de pesquisas, processador de texto, atividades envolvendo jornais e revistas, dentre outros, num enfoque interdisciplinar. A intervenção pedagógica com os vinte e oito alunos da escola conduziu-nos à reflexão sobre como as mídias assumem o papel de mediatizadores do processo de ensino e aprendizagem. A proposta propiciou aos alunos o contato com os gêneros textuais presentes nas mídias e com um blog educativo como ambiente virtual da turma. Constatou-se que as mídias devem ser utilizadas na educação para a melhoria do processo de letramento de alunos do ensino fundamental ou de qualquer outro nível de ensino. No contexto da cibercultura, em que explora as tecnologias digitais de informação e comunicação é necessário propiciar aos educandos capacitar-se tecnologicamente, utilizando as mídias com todas as suas potencialidades.

Referência(s)