Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESIGN THINKING E O DESIGN DE INFORMAÇÃO NA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZADO EM MICROCOSMO DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA

2022; Linguagem: Português

10.48090/ciki.v1i1.1135

ISSN

2318-5376

Autores

Ana Paula Perfetto-Demarchi, Kawana Maria Constancio,

Tópico(s)

Museums and Cultural Heritage

Resumo

Esta pesquisa associa conhecimentos de Design Thinking, Design de Exposições e Design de Informação para identificar problemas e sugerir soluções de comunicação visual em um dos microcosmos do Museu Histórico de Londrina, a exposição permanente Casa Central de David Dequêch. A elaboração deste estudo tem como principal objetivo implementar ferramentas de comunicação visual no local, a fim de o tornar potencialmente educativo. Para que sejam aplicadas e testadas futuramente, com a finalidade de ampliar sua utilidade em outros ambientes do Museu. Isso porque a comunicação visual atualmente instalada nesse Microcosmo e em outros ambientes do museu apresenta obstáculos para geração de diálogo entre exposição e visitante, prejudicando o aprendizado do interlocutor. A realização desta pesquisa ocorre por meio do método o indutivo, de caráter qualitativo e de natureza exploratória. Seu delineamento será realizado por meio de pesquisa-ação, utilizando como estratégia a execução de entrevistas e de visitas para observação do local. A contribuição para o remanejamento e atualização da exposição trará benefícios para a instituição, porque a tornará mais atrativa e com maior potencial educacional para seus visitantes.

Referência(s)