Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa

2022; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/interface.210577

ISSN

1807-5762

Autores

Rodolfo de Oliveira Medeiros, María José Sanches Marín, Carlos Alberto Lazarini, Rosane Michelli de Castro, Elza de Fátima Ribeiro Higa,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Os métodos de aprendizagem ativa têm se mostrado como ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo para isso necessária a formação continuada de docentes que atuam no ensino superior em Saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre o desenvolvimento continuado do docente e as estratégias sugeridas para isso. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi realizada com quarenta docentes de uma instituição de ensino superior. Os resultados apontaram para duas categorias temáticas: Educação Continuada e Educação Permanente, e seis subcategorias: Oficinas de Capacitação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Reflexão sobre a Prática e Cursos de Capacitação. Os achados desta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento continuado de docentes na Graduação em Saúde.

Referência(s)