Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo da abordagem da eletrostática em livros didáticos brasileiros de física dos últimos cem anos

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Issue: 11 Linguagem: Português

10.47456/krkr.v1i11.34623

ISSN

2526-2688

Autores

Daniel Perdigão, Michelle Zampieri Ipólito,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os livros didáticos constituem importante fonte de pesquisa sobre o passado da Educação, em termos da influência política, do currículo prático, das metodologias educacionais de cada época, entre muitos outros aspectos. Neste texto, apresentamos a análise de livros didáticos de Física de nível secundário utilizados no Brasil ao longo dos últimos cem anos, especificamente no tema Eletrostática. Os subtemas enfocados foram quatro: cargas elétricas; materiais e processos de eletrização; lei de Coulomb e distribuição das cargas; campo elétrico. Os livros foram escolhidos de forma a contemplar todos os diversos períodos paradigmáticos identificáveis na literatura. Nossa análise descritiva buscou contemplar os principais aspectos mencionados como mais importantes na avaliação e na seleção de livros didáticos. Observada a abordagem do tema Eletrostática, vimos que os livros essencialmente não diferiam das características paradigmáticas da época em que foram produzidos e publicados, e das influências contemporâneas a que foram expostos. Porém, ao longo destes 100 anos, os livros de Física não parecem ter atingido o objetivo de tornar a aprendizagem da Física mais estimulante, associando o sucesso do estudante na disciplina à compreensão de fenômenos naturais e sociais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX