Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CULTURAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O despertar da festa junina a partir da copa do mundo

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/periferia.2021.63516

ISSN

1984-9540

Autores

Silvia Cristina Costa Gomes, Alexandre Santiago da Costa,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Nas últimas décadas, a educação infantil foi palco de grandes conquistas em vários campos, como nas reconfigurações acerca da infância e do desenvolvimento infantil, das políticas públicas e da legislação educacional. Este estudo teve por objetivo identificar as experiências e as situações de aprendizagens significativas, em relação a uma manifestação cultural tradicional brasileira, a partir dos movimentos das crianças e através do olhar sensível e observador das professoras. Foi resultado de uma pesquisa de campo que ocorreu em uma instituição de Educação Infantil da rede pública de Fortaleza-CE. As professoras, após observarem o interesse das crianças em álbuns de figurinhas da Copa do Mundo, organizaram atividades sobre a festa junina, articulando as origens dos elementos desta festa com os países participantes deste campeonato mundial. As atividades propostas, através das observações e da sensibilidade das professoras em atender as demandas da turma, respeitaram os direitos de aprendizagem da criança, como também os princípios éticos, políticos e estéticos da Educação Infantil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX