
O BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CULTURAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O despertar da festa junina a partir da copa do mundo
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/periferia.2021.63516
ISSN1984-9540
AutoresSilvia Cristina Costa Gomes, Alexandre Santiago da Costa,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNas últimas décadas, a educação infantil foi palco de grandes conquistas em vários campos, como nas reconfigurações acerca da infância e do desenvolvimento infantil, das políticas públicas e da legislação educacional. Este estudo teve por objetivo identificar as experiências e as situações de aprendizagens significativas, em relação a uma manifestação cultural tradicional brasileira, a partir dos movimentos das crianças e através do olhar sensível e observador das professoras. Foi resultado de uma pesquisa de campo que ocorreu em uma instituição de Educação Infantil da rede pública de Fortaleza-CE. As professoras, após observarem o interesse das crianças em álbuns de figurinhas da Copa do Mundo, organizaram atividades sobre a festa junina, articulando as origens dos elementos desta festa com os países participantes deste campeonato mundial. As atividades propostas, através das observações e da sensibilidade das professoras em atender as demandas da turma, respeitaram os direitos de aprendizagem da criança, como também os princípios éticos, políticos e estéticos da Educação Infantil.
Referência(s)