Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma proposta de sequência didática para trabalhar a natureza da ciência: a pesquisa brasileira sobre raios cósmicos

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2022.e80406

ISSN

2175-7941

Autores

Sarah Helem Tschá, Alex Bellucco,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para trabalhar a Física de Partículas e a Natureza da Ciência. Para tal foi escolhida como estratégia pedagógica a História da Ciência e como episódio histórico as pesquisas brasileiras sobre Raios Cósmicos. A Natureza da Ciência aqui tratada provém da proposta de Martins (2015) para trabalhar com Temas e Questões, sendo elas adaptadas para tal episódio. Além disso, são discorridos aspectos de historiografia e demais indicações didático-pedagógicas relevantes para o trabalho. Junto desta proposta de ensino é indicado um material didático auxiliar, o qual consta com um texto sobre tal episódio histórico.

Referência(s)