Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Das Formas Educativas no Hípias Menor

2021; Volume: 11; Linguagem: Português

10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.178953

ISSN

2594-5920

Autores

Cleiton Lopes Rodrigues,

Tópico(s)

Classical Antiquity Studies

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os movimentos argumentativos do Hípias Menor a fim de confirmar a hipótese de que o diálogo faz parte de um esforço platônico para colocar a sua filosofia numa classificação de sabedoria distinta daquela da cultura de seu tempo, estabelecendo uma oposição entre a sua proposta e os modelos morais ditados pela poesia de Homero. Para isso, pretende-se, de um lado, apresentar a poesia como forma central de educação no mundo helênico, tendo o sofista Hípias como representante dessa tradição, e, de outro, a proposta filosófica de Sócrates como meio de refutação dos valores e crenças convencionais, e como despertar para um novo modelo de vida intelectual e moral.

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