
Por bares, museus e cemitérios
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 31; Issue: 4 Linguagem: Português
10.35699/2317-2096.2021.33561
ISSN2317-2096
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO objetivo deste artigo é situar o filme Bacurau em uma estética, em constante delineamento no cinema brasileiro contemporâneo, de representação de territórios periféricos nos quais o espaço consiste em uma heterotopia condicionante da viabilidade das personagens, cuja precariedade compartilhada propicia sua aliança na esfera pública. Abordam-se também duas questões: primeiramente, a coextensão entre as esferas privada e pública na formação de um espaço convergente do aparecimento e da luta; em seguida, a relação entre critérios sociais, econômicos e de identidade de gênero na aliança entre personagens diferentemente precárias. Conceitos como viabilidade, espaço convergente, precariedade e aparecimento, de Judith Butler (2018), e heterotopia, de Michel Foucault (2013), fundamentam as análises.
Referência(s)