Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diversidades culturais, deficiências e inclusão

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 13; Issue: 33 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2021v13n33p333-354

ISSN

2175-6600

Autores

Marcos Cezar de Freitas,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

O tema do artigo diz respeito aos saberes de fundo com os quais docentes da Educação Infantil de São Paulo têm respondido à Educação Inclusiva. O objetivo consiste em demonstrar que na intersecção entre diversidades culturais e deficiências revelou-se grande potência curricular nos modos exemplares de responder à presença de crianças migrantes estrangeiras com deficiência. Metodologicamente foram utilizadas cenas registradas em cadernos de campo, anotadas em pesquisas etnográficas de um amplo programa de pesquisa. As cenas foram analisadas com base na antropologia educacional de Roy P. McDermott e Hervé Varenne. Os resultados possibilitaram concluir que a docência com crianças pequenas expressa um currículo praticado com potencial para fortalecer a Inclusão em toda Educação Básica.

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