
Diversidades culturais, deficiências e inclusão
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 13; Issue: 33 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2021v13n33p333-354
ISSN2175-6600
Autores Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoO tema do artigo diz respeito aos saberes de fundo com os quais docentes da Educação Infantil de São Paulo têm respondido à Educação Inclusiva. O objetivo consiste em demonstrar que na intersecção entre diversidades culturais e deficiências revelou-se grande potência curricular nos modos exemplares de responder à presença de crianças migrantes estrangeiras com deficiência. Metodologicamente foram utilizadas cenas registradas em cadernos de campo, anotadas em pesquisas etnográficas de um amplo programa de pesquisa. As cenas foram analisadas com base na antropologia educacional de Roy P. McDermott e Hervé Varenne. Os resultados possibilitaram concluir que a docência com crianças pequenas expressa um currículo praticado com potencial para fortalecer a Inclusão em toda Educação Básica.
Referência(s)