Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Paulo Freire e Agnes Heller: radicalidade comunicativa e educação

2021; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-8160.v15i3p117-141

ISSN

1982-8160

Autores

Luiz Roberto Alves,

Tópico(s)

Critical Theory and Philosophy

Resumo

O autor se reencontra com textos de Freire e Heller, os quais dialogam com o todo das duas obras. Busca compreender o pensamento do educador e da filósofa, ambos sustentados em raízes epistemológicas e objetivos próximos. Sob metodologia de crítica do discurso, dá-se o cruzamento de excertos significativos do patrono da educação brasileira com flagrantes da prática política na obra de Heller. Eles promovem lições políticas para enriquecer uma reflexão sobre o cotidiano educacional brasileiro, especialmente encarnado no dramático percurso formativo do ensino médio, suposto calcanhar de Aquiles da educação básica brasileira. Em Freire e Agnes, a educação se realiza como ação comunicativa radical a serviço da cidadania das novas gerações.

Referência(s)