
O fim da comunicação? Em busca do horizonte do comunicacional
2021; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.2021.185500
ISSN2238-7714
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO ensaísta francês Jean Baudrillard anunciou o surgimento de uma sociedade regida pela ordem do simulacro, imagens vazias, sem referência ao “real”, que se tornam mais reais do que o “real”. Esse diagnóstico, quando aprofundado, leva ao fim da comunicação pela deflação de sentido. Neste texto, procuramos discutir essas ideias para levantarmos hipóteses epistemológicas sobre o fim da comunicação. Com a ideia de avançar no debate, propomos caminhos possíveis a partir do sistema baudrillardiano, para pensarmos na ciência da comunicação, elencando autores da área e da filosofia na tentativa de fazer as ideias dialogarem entre si e gerar questões importantes para a fundamentação científica da comunicação. A hipótese do trabalho é a de que o suposto fim da comunicação desloca a reflexão sobre a comunicação dos paradigmas sistêmicos, apontando para uma ontologia e para uma estética da comunicação.
Referência(s)