PRÁTICAS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BEBÊS E CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE PALMAS – TOCANTINS
2022; Volume: 10; Issue: 35 Linguagem: Português
10.29327/214648.10.35-19
ISSN1807-1597
AutoresJosé Damião Trindade Rocha, Jardilene Gualberto Pereira Fôlha,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO brincar é um direito da criança, por isso se torna essencial a busca pela garantia das brincadeiras nos espaços onde os bebês e as crianças ocupam, sejam elas direcionadas ou livres. O artigo aborda as propostas de brincadeiras disponibilizadas às crianças do município de Palmas (TO), discorrendo sobre a essencialidade do brincar para os bebês e crianças, partindo do pressuposto que a brincadeira possibilita vivências, experiências e conhecimentos que proporcionam aprendizagem e desenvolvimento. O objetivo é apresentar propostas brincantes da Educação Infantil, da Rede Municipal de Palmas (TO), no território amazônico do Tocantins. O trabalho vincula-se ao grupo de pesquisa CNPq/UFT Gepce/Minorias no último quadriênio com/as minorias sociais nortistas amazônidas, como parte das pesquisas que vimos desenvolvendo durante o Doutoramento em Educação PGEDA/UFPA/UFT. Essa pesquisa qualitativa resulta de um estudo de caso, com revisão bibliográfica e documental. Os resultados encontrados apontam diversas propostas que envolvem brincadeiras, bem como, contemplam um rico repertório cultural que aborda diversas linguagens, como: a musicalidade, o movimento, a arte, os elementos da natureza, brinquedos estruturados e não-estruturados, as sensações, brincadeiras antigas, história, dentre outras.
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