
Diários online como dispositivos de pesquisa-formação: uma conversa com o filme Avatar
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 33; Linguagem: Português
10.1590/1980-6248-2019-0124
ISSN1980-6248
AutoresMirian Maia do Amaral, Rosemary dos Santos, Edméa Santos,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoResumo Tomando como inspiração uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina Currículos e Cotidianos do Curso de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, as autoras, amparadas no paradigma da complexidade (Morin, 2003), nos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998; Macedo, 2012) e na abordagem da pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008) objetivam mostrar, à luz do filme Avatar, como o diário online pode ser usado como dispositivo experiencial, potencializando atos de currículo, que levam em conta fatores, tais como: diferenças, diversidade, alteridade, autonomia, e autoria, entre outros. Nessa perspectiva, aproximam educação e artes, englobando aspectos culturais, históricos, literários e políticos inerentes ao filme.
Referência(s)