
Reflexões sobre o uso de um podcast no ensino de física em tempos pandêmicos
2021; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55767/2451.6007.v33.n2.35291
ISSN2250-6101
AutoresDaniela Cristina Panciera, Juarez Dal'Acqua, Carlos Henrique Ries, Guilherme Tirelli, Vinícius Falavigna Dalfovo, André Ary Leonel,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO presente trabalho aborda uma investigação em torno da elaboração e avaliação de um Podcast, realizada ao longo das disciplinas de Estágio Supervisionado em Ensino de Física A e B, de um curso de Licenciatura em Física de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, no contexto do Ensino Remoto Emergencial, em consequência da Pandemia do COVID-19. Tendo em vista a quantidade de informações falsas veiculadas na mídia sobre o funcionamento do termômetro de infravermelho, foi decidido que o primeiro episódio do Podcast seria sobre o funcionamento deste termômetro, abordando todos os conteúdos físicos para o bom entendimento do mesmo. Para o segundo episódio, o tema escolhido, baseado no resultado de enquetes e em dificuldades identificadas nos estudantes, foi “Magnetosfera Terrestre”, com um bloco dedicado à questões de astrobiologia e outro falando sobre César Lattes. Ao fim do trabalho, concluiuse que os podcasts podem ser considerados um instrumento de divulgação científica com grande potencial para a disseminação de informação, podendo contribuir efetivamente com o processo de ensino-aprendizagem da Física, seja por conta de suas características, como tipo de mídia, quanto pelo engajamento dos ouvintes.
Referência(s)