O FLIPPED CLASSROOM COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO REMOTO DE GRAMÁTICA EM TEMPOS DE COVID-19
2022; Volume: 10; Issue: 35 Linguagem: Português
10.29327/214648.10.35-17
ISSN1807-1597
AutoresLetícea Maria Alves Braga, Herasmo Braga de Oliveira Brito,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste trabalho apresenta uma análise das questões relacionadas à metodologia de ensino remoto de gramática utilizando como ferramenta o Flipped Classroom no período da pandemia causada pela Covid-19. Para esta análise buscamos destacar como essa ferramenta de ensino pode auxiliar os professores e as instituições de ensino nas questões vinculadas ao ensino e aprendizagem dos alunos, bem como a sua formação. Diante desse cenário, pretendemos pontuar também os possíveis usos que os docentes poderiam dar a essa ferramenta de modo a despertar o interesse do aluno e trazer elementos compatíveis com a sua realidade e ao seu uso da língua de forma contextual e cultural. Sendo assim, o presente estudo é de natureza bibliográfica e se construiu por meio de leituras e fichamentos dos escritos de Borges e Alencar (2014), Gonçalves e Sousa (2018) e Oliveira e Oliveira (2021). Em seguida, por meio de uma abordagem qualitativa e do método analítico e interpretativo nos apoiamos no conceito de Flipped Classroom para compreender como novas abordagens podem ser realizadas no ensino remoto, podendo também, posteriormente, serem adaptadas para o ensino presencial.
Referência(s)