O MANIFESTO DOS PIONEIROS E A CRISE DE IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DIÁLOGO ATEMPORAL
2021; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Issue: 35/36 Linguagem: Português
10.26512/resafe.v1i35/36.41434
ISSN1679-8775
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO presente artigo intenciona abordar alguns elementos oriundos do texto produzido pelos signatários do chamado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e, a partir dessa ação, promover uma análise estritamente filosófica acerca do caráter visionário e inovador das ideias apresentadas nesse documento. Para tanto, o texto está explicitamente dividido em três momentos. Num primeiro momento, é apresentada a constatação da crise que permeia a Educação no Brasil e a sugestão de enfrentamento da mesma, através da orientação para uma nova forma de compreender sua essência, sentido e missão. Em seguida, são explicitados alguns princípios filosóficos da Educação, os quais, no entendimento dos Pioneiros, deveriam ser levados em conta na criação de quaisquer políticas educacionais e curriculares. E, por fim, é lançada uma breve discussão sobre três instituições responsáveis pela produção de conhecimentos e valores: i) o ensino superior, ii) o ambiente familiar e iii) a educação básica.
Referência(s)