
Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível
2022; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 27; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782022270021
ISSN1809-449X
AutoresAndréa Cristina de Almeida, Lainesse Benjamim Samussone, Antônio Carlos Brunozi Júnior, Magnus Luiz Emmendoerfer,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoRESUMO Vários países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, Filipinas, República Tcheca, Irã e México, têm promovido as olimpíadas científicas como forma de garantir a melhoria da qualidade da educação. Apesar disso, ainda existem poucos trabalhos sistematizados sobre as olimpíadas científicas no contexto mundial. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a produção científica mundial sobre o papel das olimpíadas e seu caráter de política pública, além de promover uma discussão acerca dos reflexos do federalismo nas políticas educacionais no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico, que teve como fonte de dados a plataforma Web of Science. Nos resultados, demonstrou-se a existência de uma tendência crescente nas pesquisas sobre as olimpíadas científicas, destacando-se os Estados Unidos da América como o país que mais desenvolve estudos nessa área.
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