
Formação de professor e a educação do campo: reflexões sobre educação ambiental
2022; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.53660/conj-966-l23
ISSN1657-5830
AutoresMarcielen Oliveira Pantoja, Jean Carlos Matos de Sousa, Eduardo Manuel Soares Cardoso, Tatiane Cardoso de Souza, José Wilton Serrão Nascimento, Magali Rosane Vasconcelos Ferreira, Ediliane Quaresma Moraes Lobato, José Francisco da Silva Costa,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEsse artigo procura verificar a formação de professor e a educação do campo enfatizando reflexões sobre Educação Ambiental. Nesse sentido, enfatiza uma abordagem à educação ambiental nos contextos escolar e rural, os sujeitos da educação do campo e o meio ambiente, a política nacional de educação ambiental na formação dos professores, a educação ambiental na formação dos professores e a construção do currículo e a geração à transformação. Percebe-se, de acordo essa abordagem, que a escola representa o lugar onde ocorre a inserção das práticas educacionais inerentes ao meio ambiente, tendo em vista que a formação profissional se torna essencial para promoção de um processo de ensino e aprendizagem eficaz, principalmente quando a educação ambiental se torna o centro da conscientização e valorização para o ambiente educacional. Levando em consideração o contexto dessa temática ambiental, a escola passa a ser vista como o principal cenário que permeiam reflexões à questão do meio ambiente como a preservação e a valorização. Conclui-se a pesquisa considerando que a escola representa um excelente ambiente para que o professor venha cada vez mais aprofundar a discussão sobre a importância da inserção de disciplinas relacionadas à educação ambiental, sem, no entanto, que ele mesmo também deve seguir uma trajetória dinâmica de formação continuada para criação de inovações metodológicas tão essenciais para o processo de ensino e aprendizagem.
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