Música e poesia pura: o fim de um paradigma
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 27; Issue: 57 Linguagem: Português
10.22409/gragoata.v27i57.51384
ISSN2358-4114
Autores Tópico(s)French Literature and Critical Theory
ResumoAs relações estabelecidas entre música e poesia parecem fundamentais para a compreensão das transformações por que a poesia francesa passou no século XX. Nos anos 1920, houve um intenso debate a respeito do conceito de poesia pura, travado em jornais e revistas em língua francesa e inglesa e envolvendo nomes como o abade Henri Bremond, membro da Academia Francesa, e o escritor Paul Valéry. O papel da musicalidade, da sonoridade das palavras e sua ligação com o significado ocupou um papel primordial para a elaboração da noção, que teve importantes reflexos nas poéticas ao longo do século, como o simbolismo. Este artigo pretende recuperar a discussão, conhecida como a querela da poesia pura, verificar seu papel no desdobramento do paralelo entre a música e a poesia e apontar de que maneira o debate pareceu dramatizar as profundas mudanças por que a poesia francesa passou no último século.
Referência(s)