
POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR PARA O ESTUDO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO CONTO AS ESTRELAS DA OBRA VIAGEM AO CÉU DE MONTEIRO LOBATO
2022; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.46550/ilustracao.v3i3.115
ISSN2675-908X
AutoresMichel Corci Batista, Taisy Fernandes Vieira, Camila Muniz de Oliveira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNosso trabalho tem por intenção apresentar a História e Filosofia da Ciência de maneira interdisciplinar a partir do recorte da revolução científica tendo como elemento motivador o conto as estrelas do livro viagem ao céu de Monteiro Lobato. Entendemos que a utilização da literatura no ensino das ciências, pode, pela sua ludicidade, representar uma possibilidade real de romper com o ensino tradicional. A literatura pode ser considerada um “motor” poderoso para despertar a curiosidade do aluno pela história ciência e proporcionar ao professor um trabalho interdisciplinar a fim de se discutir Astronomia, História, Filosofia e Ciência. Este conto é constituído por um diálogo entre Dona Benta, Pedrinho, Narizinho e Emília. Diálogo que permite ao professor discutir assuntos como, Idade Média, Reforma Religiosa, Modelos de Mundo, Revolução Científica entre outros. Nosso trabalho estrutura-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva-interpretativa. Por meio da análise da obra é possível perceber, a partir das metáforas utilizadas por Dona Benta, o papel dos cientistas durante a idade média; é possível ainda compreender a revolução científica, também conhecida como revolução copernicana.
Referência(s)