
Impactos na aprendizagem e percepções dos alunos sobre as aulas experimentais no contexto do ensino remoto
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 6 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i6.29087
ISSN2525-3409
AutoresDenise Ferreira da Silva Soares Rocha, Adhimar Flávio Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho analisou os aspectos referentes à aprendizagem dos alunos no decorrer das disciplinas experimentais de física ofertadas durante o período do Regime de Tratamento Excepcional (RTE) na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no formato de ensino remoto. O período da pesquisa compreendeu os semestres de 2020.2 e 2021.1, sendo realizada por meio de questionário do Google Formulários com os alunos regularmente matriculados nos cursos da UNIFEI. Participaram da pesquisa estudantes dos cursos de Física Licenciatura, Física Bacharelado e Engenharia Civil. As perguntas foram diversificadas de forma a contemplar aspectos quantitativos e qualitativos do tema abordado. Para a fundamentação do referencial teórico foram utilizados artigos com enfoque no ensino de ciências. Nos resultados desta pesquisa são apontadas alternativas para realização de atividades experimentais no formato remoto e os principais problemas que atrapalham o aprendizado dos discentes.
Referência(s)