
Iluminação, cenografia e encenação: a mudança de paradigma após a chegada de Ziembinski ao Brasil.
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5965/27644669010120210209
ISSN2764-4669
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo faz um retrospecto da história da iluminação brasileira, desde a invasão portuguesa, em 1500, até os dias atuais, destacando a importância da década de 40, com a chegada de Ziembinski e dos demais estrangeiros ao Brasil. Relaciona a encenação, com a iluminação e a cenografia, principalmente depois da mudança de paradigma, influenciada pela vinda dos estrangeiros que aqui chegaram, fugindo da guerra. A relação entre diversas artes e a política foram responsáveis pela criação de uma estética nacional, formando, assim, o Teatro Moderno Brasileiro, sendo consolidada com a participação de Jorginho de Carvalho, iluminador carioca. Através de pesquisa em livros de história, assim como a leitura de entrevistas feitas por terceiros, a autora faz uma relação entre diferentes áreas de um espetáculo teatral, destacando a montagem de Vestido de Noiva, texto de Nelson Rodrigues, encenação de Ziembinski, em 1943.
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