Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso de metodologias ativas no processo de ensino - aprendizagem: proposta de intervenção

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i6.29239

ISSN

2525-3409

Autores

Alessandra do Rosário Brito, Elana Cristina da Silva Penha, Raphaela Thais Santana Pinheiro, Lía Sousa Rocha, Jakeline Lima da Costa Marchezini, Rafael Augusto Jesus Arruda, Ana Paula Silva Feio, Enaile Dias Pontes, Agostinho Rodrigues Mesquita Neto, José Antônio Cordero da Silva,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Objetivo: Conhecer as dificuldades dos docentes no uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem dos seus discentes do curso de Bacharelado em medicina. Método: Foi realizado um estudo do tipo descritivo e transversal, com caráter quali-quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário da Amazônia. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico para os tutores do 1º ao 8º período de um Centro Universitário privado, no Norte do Brasil. Resultados: Dos 41 tutores do 1º ao 8º período, 28 responderam ao formulário, dando-nos uma amostra de 68,29% de participação. Onde 92,86% foram graduados pelo método tradicional; 67,86% graduados em medicina que atuam de 7 ou mais anos como docentes. Quanto às dificuldades percebidas nas aberturas e fechamentos dos problemas nas sessões tutoriais, 50% apresentam dificuldades no brainstorm, deixando à discussão superficial e 67,86% apresentam baixo poder de síntese, consecutivamente. Conclusão: As dificuldades enfrentadas pelos docentes apontam para a necessidade de um esforço nacional para a atualização profissional, bem como para a necessidade de um maior investimento em pesquisas que incidam sobre a temática, a partir do reconhecimento de sua importância e da lacuna científica existente.

Referência(s)
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