Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA EM VILA NOVA JUTAÍ – BREU BRANCO – PA

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 24; Issue: 52 Linguagem: Português

10.22409/geographia2022.v24i52.a49936

ISSN

2674-8126

Autores

Robson Alves dos Santos, Karleison Coelho da Paixão, Luciano Laurindo dos Santos, Amarildo Silva Araújo, Carlos Eduardo Ribeiro Rocha, Marcus Vinícius Mariano de Souza,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Em um país marcado pela diversidade étnico-racial, com um extenso legado de preconceitos e negação de direitos básicos, é necessária a projeção de uma educação diferenciada e afirmativa, que se entrelace com saberes históricos e cotidianos e que desenvolva posturas críticas a partir das vozes dos quilombolas, quase sempre silenciadas. O artigo aborda a educação escolar formal, especificamente sobre o ensino de geografia na educação escolar quilombola na comunidade remanescente quilombola de Vila Nova Jutaí – Breu Branco – PA. Assim, foi desenvolvido na escola da comunidade o projeto “Nós Propomos”, que buscou identificar quais são os principais problemas socioespaciais da comunidade. A pesquisa foi baseada em levantamento bibliográfico, execução do projeto, aplicação de questionários e formulário de entrevistas. A geografia enquanto ciência e disciplina escolar tem um legado histórico de contribuição ao processo de construção da cidadania, através da análise crítica que desenvolve nos estudantes a respeito do espaço geográfico, oportunizando-os a compreenderem as dinâmicas e transformações socioespaciais. Palavras-chave: Cultura. Territorialidades. Quilombolas. Educação.

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