Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet

2017; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 52; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15448/1984-7726.2017.25808

ISSN

1984-7726

Autores

Maria Isabel Edom Pires,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pelo qual ela é vista e mostrada de forma seccionada e deformada. Com base nas teorias sobre translação e transposição entre artes (Moser, Clüver, Louvel), aponta-se para alguns sentidos pelos quais se passa de uma arte a outra, entendendo o tema da imigração como o catalizador de muitos deles.

Referência(s)