Artigo Acesso aberto Revisado por pares

De língua de imigração a língua de estudo: caminhos para revitalização da cultura e da língua japonesa no âmbito paulista

2020; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.15210/rle.v23i4.18743

ISSN

1983-2400

Autores

Leiko Matsubara-Morales,

Tópico(s)

Multilingual Education and Policy

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo revisar historicamente o ensino de língua japonesa no contexto paulista de língua de minoria asiática, partindo da perspectiva de seu ensino como Língua de Herança (LH) nas comunidades de japoneses e nipo-descendentes e também seu ensino como Língua Estrangeira (LE) em escolas públicas apresentando como ela está integrada à sociedade brasileira. Para isso, o artigo faz uma breve incursão sobre as intervenções do governo japonês, apresentando sucintamente as principais atividades de instituições como a JICA - Japan International Cooperation Agency e a Fundação Japão; situa a importância do ensino de uma língua asiática de minoria, como é o caso da língua japonesa no contexto universitário, e tece sugestões para uma nova agenda de políticas educacionais considerando os efeitos da tecnologia e da globalização.

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